O Governo de Pernambuco deu início a uma das obras mais importantes da história do Porto de Suape: a dragagem do canal interno. A ordem de serviço foi assinada na última sexta-feira (27), autorizando a mobilização das dragas. Com um investimento total de R$ 199,7 milhões, a intervenção é financiada com R$ 100 milhões do Programa de Aceleração Econômica (PAC3), do Ministério de Portos e Aeroportos, e R$ 99,7 milhões de recursos estaduais.
Objetivo da obra e impacto na competitividade
A dragagem permitirá que o porto, o sexto mais movimentado entre os públicos no Brasil, receba porta-contêineres de até 366 metros de comprimento e outras embarcações de classe mundial com capacidade máxima de carga, ampliando a segurança das operações. Após a conclusão, prevista para seis meses, o canal interno será aprofundado para 16,2 metros, e 3,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos serão removidos.
O contrato também inclui a dragagem e manutenção da bacia de evolução e dos Píeres de Granéis Líquidos (PGLs) 3A e 3B, que terão o calado ampliado para 18,5 metros. Suape será elevado a um novo patamar operacional, consolidando o maior calado para navios de contêineres entre os portos públicos brasileiros e o segundo maior para granéis líquidos.
“Mais competitividade para Suape”
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, destacou a importância da obra para impulsionar a economia local:
“Essa obra é fundamental para aumentar a competitividade do Porto de Suape. Ampliando o calado operacional, o porto poderá receber grandes navios com mais segurança, gerando mais negócios e empregos. Além da dragagem do canal interno, já realizamos a dragagem do canal externo e estamos finalizando a recuperação do molhe do Porto. É o compromisso da gestão Raquel Lyra: investir em infraestrutura portuária para tornar nossos portos mais competitivos.”
Sustentabilidade e padrões internacionais
Os sedimentos removidos serão transportados para uma área de bota-fora licenciada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A obra segue rígidos padrões internacionais de segurança e legislação ambiental, fortalecendo o posicionamento estratégico de Suape no cenário global.
Infraestrutura e oportunidades futuras
Com localização privilegiada e infraestrutura de ponta, Suape se posiciona como um polo logístico de referência, pronto para atrair novas rotas marítimas e atender às maiores categorias de navios em operação. O consórcio Van Oord/Jan De Nul, vencedor da licitação, é responsável pela execução do projeto.
Após as intervenções, Suape terá condições de competir em nível global, potencializando a economia pernambucana e ampliando as oportunidades de negócios para o estado.
Fonte: Informativo dos Portos
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